Connect with us

Entretenimento

Eduardo Costa é condenado a pagar R$ 70 mil a Fernanda Lima por ofensas nas redes sociais

A decisão veio do juiz da 24ª Vara Cível da Capital do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que destacou as ofensas como incitadoras de discurso de ódio.

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

O cantor Eduardo Costa foi condenado a pagar uma indenização de R$ 70 mil a apresentadora Fernanda Lima por danos morais. A decisão foi proferida pelo juiz Eric Scapim Cunha Brandão, da 24ª Vara Cível da Capital do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Contexto da condenação

A condenação ocorreu em decorrência de comentários feitos pelo cantor nas redes sociais, em 2018, após um episódio do programa Amor & Sexo, apresentado por Fernanda Lima. O programa em questão tratou da luta das mulheres contra machismo, racismo e homofobia. Eduardo Costa, que tem mais de 6 milhões de seguidores no Instagram, fez uma publicação acusando o programa de ser “esquerdista, destinado a bandidos e maconheiros” e chamou Fernanda Lima de “imbecil”.

Detalhes da sentença

Na sentença, o juiz Eric Scapim destacou que as ofensas proferidas incitaram discurso de ódio e violência contra a esposa de Rodrigo Hilbert. “O réu, ainda, sem ter postura cordial, chamou a autora de ‘imbecil’, sendo certo que ambas as partes são pessoas públicas e notórias e, fatalmente, qualquer comentário depreciativo em página de rede social com destaque acarretaria largas consequências com milhares de compartilhamentos e comentários em seguida”, afirmou o magistrado.

O juiz ainda ressaltou que o contexto em que as palavras foram inseridas potencializava o risco de incitar violência contra Fernanda Lima, associando o discurso a contextos políticos irrelevantes para o tema abordado pela apresentadora.

Repercussão nas redes sociais

O caso teve grande repercussão na internet, dividindo opiniões. Alguns internautas criticaram Eduardo Costa, enquanto outros acharam que a indenização poderia ser mais alta. Comentários como “Acho que ainda foi pouco, poderia ter sido mais”, e “Do tipo dele, tem que doer é no bolso. Só assim pra entender”, foram frequentes nas redes sociais.

Mais Lidas