CHICOSABETUDO
    Entretenimento

    Estreia Papo Preto 3ª temporada: Axé e Espiritualidade Negras

    A nova temporada de Papo Preto destaca a importância do terreiro Roça do Ventura na cultura negra e espiritualidade no Brasil.

    15/11/2025 às 06:10

    A terceira temporada do Papo Preto estreou nesta quinta-feira, 13 de outubro, abordando a temática Axé e Espiritualidade Negras. O projeto, que é escrito e apresentado pelas jornalistas Eduarda Pinto e Ana Clara Pires, foi produzido em parceria com Alana Dias.

    O primeiro episódio, já disponível no YouTube, leva os espectadores a Cachoeira, na Bahia, para explorar o terreiro Zògbódó Bògún Màlé S??jáhùn?é, conhecido como Roça do Ventura. Fundado em cerca de 1850, o terreiro é um importante marco na preservação da cultura “jeje-mahi” na Bahia.

    A tradição jeje, que é referente aos africanos trazidos da Costa da Mina, abrange práticas religiosas que incluem a veneração de Voduns, divindades que representam forças da natureza e ancestrais divinizados. O candomblé remonta à resistência cultural e espiritual dos povos africanos escravizados na região, onde diferenças étnicas são notórias.

    O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconheceu a importância da Roça do Ventura ao tombar o terreiro em dezembro de 2014, em resposta a um pedido da presidenta da Sociedade Religiosa Zogbodo Male Bogun Seja Unde, Alaíde Augusta da Conceição. A proteção legal se fez necessária devido ao risco de especulação imobiliária na região.

    O episódio inaugural enfatiza a relevância cultural e histórica do terreiro na formação do candomblé como instituição religiosa, além de reforçar a luta pela preservação das tradições africanas no Brasil.