Matteus Amaral, vice-campeão do BBB 24, está no centro de uma grande controvérsia que emergiu nesta quinta-feira (13). Um usuário do X, antiga plataforma Twitter, alegou que o participante teria se autodeclarado negro para conseguir uma vaga no curso de Engenharia Agrícola no Instituto Federal Farroupilha (IFFar) em 2014.
Documentos disponíveis na internet revelam que Matteus utilizou ações afirmativas, mais precisamente as cotas destinadas a estudantes de baixa renda e oriundos de escolas públicas, para ingressar no campus de Alegrete, sua cidade natal.
De acordo com a publicação, no resultado preliminar divulgado em 17 de janeiro de 2014, Matteus foi desclassificado por ter zerado na redação. No entanto, em outro resultado publicado em 7 de janeiro do mesmo ano, ele aparece como um dos candidatos aceitos no curso por meio das cotas raciais. Matteus, no entanto, não completou o curso, trancando a matrícula no quinto semestre para cuidar de sua avó.
A situação ganhou grande repercussão nas redes sociais, com muitos internautas exigindo explicações do ex-BBB. Além disso, Matteus foi alvo de diversas críticas e ataques. “Olha aí, o menino de vó! O santinho que nunca erra,” comentou um usuário. “A casa caiu, preto de Taubaté! Daqui a pouco ele vira índio das terras de Manaus,” disse outro. “Esse nunca me enganou dentro do BBB. O bom moço de nada tem,” afirmou um terceiro. “Imagine se fosse algo do mesmo tipo com Davi, os fofoqueiros e amargurados de plantão estariam em festa,” observou uma quarta pessoa.
Até o momento, Matteus não se pronunciou sobre as acusações.