Se você consumiu álcool em excesso na virada do ano, provavelmente começou o dia com uma dor de cabeça intensa e um desconforto físico generalizado. Mas não se preocupe, é possível amenizar os sintomas da ressaca e evitar um futuro desconforto.
O Portal ChicoSabeTudo tem uma notícia boa e uma ruim. A boa é que os sintomas, geralmente, desaparecem sozinhos após algumas horas, dependendo da quantidade de álcool consumido. O problema é que, se você estiver com uma ressaca das bravas, não há nenhuma medicação ou truque que alivie essa condição imediatamente. O desconforto só terminará de fato quando o organismo conseguir metabolizar e se livrar da bebida alcoólica ingerida.
Mas, é claro, você pode seguir algumas dicas para ajudar o corpo a se recuperar – ou pelo menos não piorar a situação; confira:
1- Beba muita água
A hidratação pode ser completada com água de coco, isotônicos e chás naturais, os quais ajudam a repor os sais perdidos com a micção.
2- Não exagere no café
Apesar de uma xícara de café te dar mais energia para lidar com um dia de ressaca e aliviar a dor de cabeça, você não deve exagerar na ingestão. O café acelera a eliminação de líquidos pelo organismo, o que piora ainda mais os sintomas da desidratação. Portanto, consuma apenas uma xícara pequena.
3- Invista nas frutas e em sucos naturais
Os sucos naturais frescos contêm uma boa quantidade de vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes que favorecem a desintoxicação do organismo e o ajudam a se recuperar da ressaca.
Além disso, o açúcar presente nas frutas ajuda a manter os níveis de glicose no sangue, sem exageros. Também pode consumir frutas frescas, preferindo as com mais água, como melancia, melão, maçã e pera.
Não coma muitas frutas cítricas, pois o ácido pode acabar aumentando a irritação do estômago.
4. Coloque mel no seu café da manhã
Encontrada nas frutas, a frutose é um açúcar que também está presente no mel e que tem propriedades anti-inflamatórias que ajudarão seu corpo a se livrar da má-disposição.
5- Faça refeições leves
Sabendo que o excesso de álcool sobrecarrega o fígado, o estômago e o intestino, é conveniente ingerir alimentos leves para que esses órgãos possam se recuperar.
Por isso, aposte em uma alimentação leve e com pouca gordura, como saladas, arroz integral e peito de frango grelhado.
6- Tenha cuidado com os medicamentos
Analgésicos ou anti-inflamatórios podem até ser utilizados, no entanto, é preciso ter muito cuidado com a automedicação.
O motivo disso, é que o Engov, por exemplo, contém mepiramina, que é uma substância anti-histamínica que causa sonolência, reduzindo suas capacidades motoras e seus reflexos. O Dorflex também possuí esse efeito adverso, devido a sua atividade como relaxante muscular.
7- Faça repouso
Não esqueça que o seu corpo está sofrendo pela intoxicação, por isso, caso seja possível, procure descansar, evite esforço físico e aproveite para dormir. Desta forma, você conseguirá se recuperar mais rapidamente.