Esta semana os internautas brasileiros “invadiram” a página do Grammy no Facebook, deixando milhares de recados pedindo que a cantora Inês Brasil, sucesso na web, consiga uma indicação na categoria Grammy Amplifier. A pressão foi tanta que a National Academy of Recording Arts and Sciences, que realiza a premiação musical, pediu o bloqueio da página para todos que estão no Brasil. Ao tentar acessar a fan page, o internauta encontra o recado: “O link que você procura pode ter expirado, ou a página pode estar visível apenas para um público no qual você não está incluído”. Nas redes sociais, muitos estão reclamando da restrição.
“O @TheGRAMMYs se tornando uma piada após bloquear os brasileiros no Facebook. Qual o problema dos fãs torcerem para Inês Brasil? É crime?”, reclamou um usuário.
Até o momento, a organização responsável pela premiação não emitiu um comunicado oficial sobre o caso.
A categoria Grammy Amplifier promete ajudar três artistas independentes a decolarem, oferecendo aos vencedores uma sessão de gravação com um produtor vencedor do Grammy, um videoclipe dirigido por um diretor renomado ou a oportunidade de tocar na abertura de uma grande turnê ou festival. Anitta, Mc Melody, Banda Calypso e Valesca também já apareceram na lista de artistas bem votados pelos internautas.
A mobilização começou quando o perfil oficial do Grammy na rede social avisou, em um post, que a lista de indicados ao prêmio sairá na semana que vem e perguntou aos seguidores: “Quem deveria ser indicado?”. Os brasileiros então lotaram a seção de comentários com declarações de amor a Inês Brasil. Foi assim que a cantora ganhou um perfil no site do Grammy, que também foi deletado pela organização, com dezenas de milhares de votos. Ela chegou a ficar na primeira posição, como a artista mais votada.
Inês tornou-se nacionalmente conhecida após diversos vídeos seus engraçados serem publicados em suas redes sociais e conquistarem a simpatia dos internautas. Em 2015, ela lançou seu primeiro álbum de estúdio, “Make love”, que mescla composições próprias e regravações de clássicos da música popular brasileira.