Grupos de risco deverão tomar vacina contra Covid anualmente, afirma secretária

vacina contra a Covid-19 para pessoas que são consideradas de grupos de risco deverá ser anual e será incorporada ao calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI), segundo informações fornecidas pela nova secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel.

Enquanto Jair Messias Bolsonaro governava o país, o imunizante era apenas parte do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), sem uma programação definida.

Ethel explica que a população deve comparecer para tomar a vacina junto com o imunizante contra a gripe a partir do mês de abril.

Agora, efetivamente, a Covid-19 entra no nosso Departamento de Imunização. O ministério acabou de receber uma compra grande de doses que, a princípio, daria para cobrir esses grupos prioritários”, disse.

Profissionais de saúde, imunossuprimidos e idosos devem estar inclusos na campanha. “A princípio, será uma dose de reforço com a vacina bivalente“, afirmou a secretária.

Embora o Brasil seja uma nação reconhecida internacionalmente pela eficiência na vacinação, os níveis de pessoas imunizadas diminuíram drasticamente nos últimos anos.

“Infelizmente, estamos saindo dessa pandemia com essa imagem… acho que dizer ‘arranhada’ é muito pouco. A comunicação, sem dúvidas, vai ser central neste governo para que a gente possa recuperar a confiança na vacinação”.