O astro da música sertaneja, Gusttavo Lima, encontra-se no centro de uma polêmica que surgiu após seu show no último sábado (15). O cantor é acusado de negligenciar a acessibilidade para fãs surdos ou com deficiência auditiva ao supostamente impedir a participação de um intérprete de libras durante a performance.
Um dos fãs, utilizando a linguagem de sinais, declarou durante o show: “Estamos aqui esperando pra assistir ao show do Gusttavo Lima, mas eles não aceitaram acessibilidade em libras. Como pode? É nosso direito.”
As queixas se tornaram mais graves quando uma mulher, também presente no show, postou um vídeo no Twitter que logo viralizou. Nele, ela expressou a desilusão do grupo ao se retirar do evento: “Gente, não conseguimos interpretar o show do Gusttavo Lima porque a equipe dele, a produção, não aceitaram a intérprete de Libras. Estamos indo pra casa. Não vou assistir um show de uma pessoa que não aceita uma causa que a gente luta, que é a acessibilidade às pessoas surdas”.
A assessoria do cantor Gusttavo Lima, em resposta à situação, enviou uma nota à coluna de Fábia Oliveira, no Metrópoles. Eles alegaram que a necessidade de um intérprete de Libras não foi comunicada: “O produtor ficou lá o tempo todo, inclusive a parte da tarde toda. Ele disse que ninguém o procurou para falar sobre a necessidade de um intérprete de Libras. Ninguém falou nada, nem o contratante, nem o produtor local”.
#ACESSIBILIDADE: Um grupo de fãs surdos do Gustavo Lima foram surpreendidos com a negação da presença de um intérprete de LIBRAS no último show do cantor em Teresina-PI e registraram toda a indignação nas redes sociais. pic.twitter.com/qT95bQO9KH
— Ivan Baron 🦯 (@ivanbaron) July 15, 2023