O empresário e influencer Filippe Ribeiro, de 29 anos, foi preso nesta quinta-feira (13/2) em sua mansão em Carapicuíba, na Grande São Paulo. A Polícia Civil aponta ele como líder de um grupo envolvido em fraudes na compra e venda de veículos de luxo, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
Segundo o delegado Estevão Castro, Ribeiro teria uma “íntima ligação com o PCC (Primeiro Comando da Capital) no tráfico de drogas”. Ele já havia sido preso em setembro de 2024. O pai do influencer, Alessandro Ribeiro, também foi detido, no bairro Jaraguá, zona norte da capital paulista.
Nas redes sociais, Filippe ostenta uma vida luxuosa para seus quase 50 mil seguidores, exibindo carros importados e promovendo cursos sobre renegociação de dívidas bancárias. Ele também se apresenta como fundador do Grupo Avanzza e diretor de uma holding de oito empresas.
As investigações indicam que Ribeiro comprava veículos de pessoas endividadas, prometendo quitar os financiamentos. No entanto, ele revendia os carros sem regularizar a documentação e embolsava o dinheiro. Há também suspeitas de que ele alugava veículos em outros estados, clonava as placas e os revendia.
Uma denúncia de outubro de 2024 aponta que uma vítima, do Rio de Janeiro, entregou seu carro à empresa de Filippe sob a promessa de quitação em 18 meses, o que não ocorreu. Em sua defesa, a assessoria do empresário negou envolvimento em esquemas ilegais e afirmou que ele “tem compromisso com a transparência e a ética”.