O influenciador e empresário Filippe Ribeiro, de 29 anos, foi preso nesta quinta-feira (13) durante uma operação da Delegacia de Investigações Gerais Sobre Entorpecentes (Dise). Ele é investigado por suspeitas de envolvimento com o Primeiro Comando da Capital (PCC) e fraudes no mercado de veículos.
A polícia aponta que Filippe adquiria veículos com financiamentos atrasados a preços baixos e os revendia sem quitar as pendências financeiras. Ele é dono da empresa Avanzza Soluções Ltda, registrada como Avanzza Bank, que atua no comércio de veículos e consultoria empresarial desde 2021 em Barueri, na Grande São Paulo.
Os agentes o localizaram em uma casa de luxo em Carapicuíba. Nas redes sociais, onde possui cerca de 50 mil seguidores, ele se apresentava como especialista em finanças, oferecia cursos e compartilhava dicas sobre investimentos e controle de dívidas. Em seu livro, De devedor a empresário e investidor, ele relatava sua trajetória no mercado financeiro.
Essa não foi sua primeira prisão. Em setembro de 2023, ele foi detido após a apreensão de sete carros, três motos e documentos irregulares em sua residência. Na ocasião, também foram encontradas munições. Ele responde a um processo no Fórum de Campinas por “crimes contra o sistema nacional de armas”, com audiência marcada para maio deste ano.
Além da prisão de Filippe, a operação cumpriu 12 mandados de prisão e 39 de busca e apreensão em diversas cidades da Grande São Paulo e interior.