Declaração Oficial de Kerollen Cunha e Nancy Gonçalves
As influenciadoras digitais Kerollen Cunha e Nancy Gonçalves se viram no centro de uma grande polêmica após a publicação de um vídeo controverso nas redes sociais. Com mais de um milhão de seguidores no Instagram, a dupla, formada por mãe e filha, se pronunciou ontem (31/5), alegando, através da assessoria jurídica, que o vídeo “não tinha a intenção de fazer qualquer referência a temáticas raciais ou a discriminações de minorias”.
No vídeo em questão, Kerollen e Nancy aparecem dando uma banana e um macaco de pelúcia a crianças negras. O vídeo, já retirado das redes sociais da dupla, foi duramente criticado pelos usuários e causou um grande alvoroço na web.
Denúncia e Repercussão Online
A advogada especializada em direito antidiscriminatório, Fayda Belo, denunciou o incidente. Segundo ela, o vídeo representa “discriminação e ridicularização de menores“. Esse pronunciamento contribuiu para a repercussão negativa que o vídeo gerou online.
Inquérito Oficial
Nesta mesma quarta-feira (31/5), a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) instaurou um inquérito para investigar a conduta de Kerollen e Nancy. Os investigadores analisarão se a ação das influenciadoras pode ser enquadrada como crime de racismo ou injúria racial. Adicionalmente, será avaliado se houve infração ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Esta situação deixa em evidência a necessidade de maior conscientização sobre o impacto das ações e palavras no espaço digital. Assim que mais informações forem disponibilizadas, atualizaremos o público sobre este caso.
Veja: