A cantora Ivete Sangalo acionou a Justiça contra o Facebook em duas ocasiões no segundo semestre de 2024, devido ao uso indevido de sua imagem e voz, além da disseminação de fake news. A primeira ação foi protocolada na 1ª Vara de Relações de Consumo da Comarca de Salvador, onde a artista exigiu a remoção de um conteúdo que promovia a marca “Credfácil” sem sua autorização.
A defesa de Ivete esclarece que a artista não consente com o uso comercial de sua imagem, sendo representada exclusivamente pela IESSI PRODUÇÕES E EVENTOS LTDA. A liminar solicitada pedia a exclusão do conteúdo em até 48 horas, com a imposição de multa diária em caso de descumprimento, conforme a Lei de Direitos Autorais.
Além disso, em agosto, a artista notificou o Facebook sobre um perfil falso no Instagram que veiculava sua imagem com informações difamatórias. A defesa solicitou a remoção do conteúdo e a identificação dos responsáveis, com multa de até R$ 50 mil se a solicitação não fosse atendida. O perfil já foi removido, assim como as postagens relacionadas à Credfácil.
Em 2023, Ivete já havia enfrentado um processo judicial por uma fake news que afirmava que seu filho, Marcelo Sangalo Cady, teria morrido em um acidente.