O brasileiro sempre foi fissurado em qualquer tipo de jogo, mas com os jogos online, isso vem virando um caso de amor. Com o passar dos anos os usuários vêm gastando não apenas tempo, mas também bastante dinheiro, seja em jogos de videogame ou até mesmo nos melhores cassinos online.
No ano que se passou, por mais que a pandemia causada pela COVID-19 tenha mexido diretamente com o poder aquisitivo dos brasileiros, os gastos com algum tipo de jogo online aumentaram. De acordo com uma pesquisa feita pela Nimo TV, em 2021 pelo menos 63% dos brasileiros investiram seu dinheiro, em customização de personagens, ou objetos para melhoria de performance, bem como em algum tipo de aposta online. Um dos responsáveis para tanto, são os tipos de pagamentos rápidos aliados com a disponibilidade da compra instantaneamente.
O campeão de vendas, são os jogos mobile, ou seja, os que estão disponíveis para smartphones. A mobilidade, como o próprio nome diz, traz diversas facilidades para os jogadores, principalmente pela praticidade em poder levar o jogo para qualquer lugar. De acordo com a pesquisa, 52% das pessoas consultadas declararam possuir mais de dois jogos instalados no celular, enquanto 48% disseram ter até dois. A pesquisa também indica que além do smartphone, 43% também costuma jogar em outras plataformas, como computador ou console. 57% ainda prefere competir apenas com jogos mobile.
Com certeza, esse foi um nicho de mercado que aumentou bastante durante a pandemia. Muito se deve pelos protocolos sanitários e de isolamento instaurados. Com o brasileiro tendo que ficar em casa, o aumento em horas jogadas era inevitável e, para aqueles que praticam, quando os jogos possuem um cenário competitivo forte, a tendência é que os hype dos usuários cresçam bastante. Dessa forma, para o brasileiro, além de extremamente viciante, se torna uma questão de honra ser o melhor nas partidas.
Assim sendo, o principal foco nas compras são itens que deixam os avatares mais fortes e competitivos. Também existem os jogadores que curtem em comprar cosméticos para seus personagens, ou seja, itens que não influi na força, mas sim no visual. Trazendo exclusividade para cada jogador.
Ainda segundo o levantamento da Nimo TV, 69% dos jogadores assistem a torneios de eSports de games mobile. Quando o assunto é conexão, 95% dos brasileiros usam a rede Wi-Fi para jogar, enquanto apenas 5% preferem das redes 3G ou 4G para as partidas.
Outra pesquisa, dessa vez feita pela Newzoo, que é uma empresa especializada no mundo dos games, nos trouxe um estudo sobre o mercado, elencando os 100 países que mais consomem games no mundo. O brasil se encontra na 11ª posição, quase top 10, ficando à frente de países como México e a superpotência Rússia.
A empresa disponibilizou informações precisas e bastante interessantes sobre os gastos pelo mundo. Cerca de 7,2 bilhões de pessoas no planeta, 1,8 bilhão delas seriam jogadores e a previsão é de que este ano sejam gastos mais de US$ 85 bilhões com jogos eletrônicos, sendo que desses, US$ 1,4 bilhão viria do Brasil.
Alguns especialistas apontam para um crescimento acima dos 5% por aqui, com a hipótese desta taxa ser até maior. Afinal, essa é uma área que se consolidou nesses últimos anos e não para de crescer. O faturamento deste mercado deve superar os US$ 2 bilhões até dezembro de 2022.
Entretanto, aos e gastar com esse tipo de lazer requer muito cuidado e responsabilidade. Acima de tudo deve se ter consciência que o objetivo principal do jogador amador é o da diversão. Muitos brasileiros se endividam, para poder gastar com jogos online, não somente com itens, mas comprando novos smartphone, computadores e videogames mais potentes, sem possuir condições para tanto, apenas para poder se destacar nas partidas.
Portanto, é importante entender que tudo aquilo que se vive dentro dos jogos, é ficção, momentos de descontração e lazer. A partir do momento que os sentimentos não são esses, cuidado!