Linha Direta expõe casos assustadores de vizinhos racistas nesta quinta

Saiba mais sobre os casos de racismo revelados no episódio de hoje do programa da TV Globo.

Nesta quinta-feira (15), às 23h05, o Linha Direta – consagrado programa de true crime da TV Globo, apresentado pelo experiente jornalista Pedro Bial – mergulha em um assunto profundamente perturbador: a realidade de famílias vítimas de violência racial perpetrada pelos próprios vizinhos. Essa será a pauta da sétima edição da nova versão do programa, que já abordou casos emblemáticos como Eloá, Barbárie de Queimadas, Henry Borel e a Viúva Negra.

A revelação dos crimes que pararam o Brasil

O primeiro caso em questão remonta ao ano de 2017, em Belo Horizonte, onde Antônio Alves de Freitas, 62 anos, foi alvo de constantes injúrias raciais e perseguição pelo vizinho Joel de Souza Lima. Infelizmente, a situação culminou com a morte de Antônio, esfaqueado por Joel, que foi preso em flagrante e condenado a 18 anos de prisão por homicídio por ódio.

O segundo caso ocorreu em São Paulo, em 2011, com o microempresário Pedro Galdeano Neto, de 29 anos, e seus pais, Jefferson Luiz Azpilicueta e Joseane Costa Azpilicueta. Eles sofreram constantes ameaças, intimidação e xingamentos racistas pelo guarda municipal José Carlos de Oliveira. Graças a câmeras de segurança, o crime de José Carlos – que tirou a vida de Pedro com três tiros nas costas – foi registrado. Atualmente, ele se encontra encarcerado no presídio de Guarulhos, em São Paulo, condenado pelos crimes de homicídio, injúria racial e porte ilegal de armas.

Reabertura de um caso não resolvido

Com a proposta de chamar a atenção para crimes não resolvidos, o Linha Direta trará um terceiro caso ainda sem solução. Neste episódio, ganha destaque um crime impune há mais de 20 anos: em 2003, o jovem Jeferson Leandro Matias Salvador, de apenas 19 anos, foi queimado vivo por seu próprio cunhado, o serralheiro Emerson Souza Sales. O caso foi tema do Linha Direta em 2005 e retorna agora para pedir a colaboração do público com informações que possam ajudar a polícia a encontrar o foragido.

Como assistir ao Linha Direta

Linha Direta é transmitido toda quinta-feira, na Globo, logo após o ‘Cine Holliúdy’, e também no Globoplay. Às sextas-feiras, os telespectadores podem acompanhar os casos com mais detalhes no Linha Direta Podcast, disponível em diversas plataformas de áudio. Para assistir ao episódio de hoje ao vivo pela internet, acesse o Globoplay (https://globoplay.globo.com/), às 23h05.

Foto: Divulgação/Globo