Mãe Stella vai ganhar Centro de Referência no Pelourinho

Uma pequena casa, localizada na Ladeira do Ferrão, nº6, que dá acesso do Pelourinho para a Baixa dos Sapateiros, no Centro Histórico de Salvador, será transformada no Centro de Referência Odé Kayodê em homenagem à Mãe Stella de Oxóssi, Yalorixá do Terreiro Ilê Axé Opó Afonjá.
 
"A ideia é comemorar os 90 anos de Mãe Stella, completos em maio (2015), celebrar a história do candomblé na Bahia e suas raízes africanas", explica o diretor geral do IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia), João Carlos de Oliveira. Ele informa que Mãe Stella nasceu nesta casa em 2 de maio de 1925 e que o centro a ser implantado nesse imóvel para reverenciar a memória das principais yalorixás baianas. "A proposta é que o Centro de Referência tenha caráter multidisciplinar e multimídia, abrigando produções científicas, acadêmicas, audiovisuais e sonoras", relata o diretor do IPAC.
 
Equipe técnica do IPAC já está realizando vistoria na casa 6 da Ladeira do Ferrão levantando suas condições físicas e possibilidades para implantação do Centro. "Estivemos no imóvel com a diretora de Preservação do Patrimônio do IPAC, arquiteta Etelvina Rebouças, e os técnicos Nonato e Antônio Luiz e o fotógrafo Lázaro Menezes; o próximo passo são levantamentos prediais, projetos arquitetônicos, elétrico e hidráulico", diz o gerente de Patrimônio Imaterial do IPAC, Roberto Pellegrino. O IPAC é vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).
 
O acervo bibliográfico do Centro de Referência Odé Kayodê contará com o Centro de Documentação e Memória (Cedom) do IPAC, localizado em uma grande casa colonial próxima, na Rua Gregório de Mattos, nº 29, também no Pelourinho.