Mais um ataque de tubarão é registrado em praia pernambucana; é o segundo em duas semanas

Um homem de 32 anos foi vítima de mais um ataque de tubarão na região da Igrejinha de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, na tarde deste domingo (25/7). Após ter ido para o Hospital da Aeronáutica, na mesma cidade, ele foi conduzido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) até o Hospital da Restauração, no Centro do Recife. O estado de saúde da vítima é estável.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Pernambuco, o homem sofreu lesões na parte posterior da coxa esquerda e glúteos, e estava em águas rasas. Os guarda-vidas realizaram a contenção da hemorragia, com o apoio da equipe de moto-resgate.

O incidente acontece exatamente duas semanas após o auxiliar de serviços gerais Marcelo Costa Santos, 51 anos, ter morrido depois de ser mordido pelo animal no mesmo ponto da Praia de Piedade. O tubarão chegou a amputar a mão direita da vítima e a causar um ferimento profundo em sua coxa direita. Ao chegar no hospital, a vítima teria sofrido uma parada cardiorrespiratória e falecido.

CAUSAS 

Com o caso deste domingo, Pernambuco passa a ter 68 registros de ataques ou incidentes com tubarão em seu litoral registrados pelo Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) desde 1992.

O local campeão neste tipo de evento é a praia em frente à Igrejinha de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, com 14 ataques de tubarão, incluindo o desta tarde. Segundo a especialista em tubarões, oceanóloga e professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Rosângela Lessa, existe uma “situação favorável” que explica a recorrência de ataques na região. “Ali há uma abertura nos arrecifes que faz com que as águas do raso e das áreas mais fundas se relacionem. Então, se o tubarão tiver por ali, vai ter acesso às áreas mais rasas”.