A cantora brasileira MC Loma denunciou ter enfrentado situações de discriminação durante uma viagem pela Europa. Em vídeos compartilhados nas redes sociais, ela relatou ser constantemente confundida com uma “pickpocket”, termo utilizado para designar ladrões que furtam pertences pessoais em locais públicos.
De acordo com MC Loma, sua aparência e vestimentas teriam levado as pessoas a associá-la às pickpockets, resultando em um tratamento discriminatório. Ela expressou sua indignação, questionando: “Quando eu passo do lado, o povo já fica ajeitando as malas, já fica se ajeitando, sabe, achando que sou pickpocket. Tô sendo discriminada pela minha roupa. Muda, Brasil!”
A artista ressaltou a disparidade no tratamento recebido por ela e sua amiga Marielly, que, segundo MC Loma, não enfrentou situações semelhantes devido a sua aparência considerada “patricinha”. “Marielly só porque ela tá de patricinha, ela não tá sendo discriminada. Eu estou. Que mundo é esse que a gente vive?”, questionou.
Fenômeno viralizado nas redes sociais
O termo “pickpocket” ganhou popularidade nas redes sociais há um ano, após uma internauta iniciar a gravação de casos de furto e grupos de pessoas que se reuniam para roubar pertences pessoais na Europa. Em seu perfil, a mulher costumava gritar para alertar os turistas, fazendo com que os “batedores de carteira” fugissem após serem reconhecidos.