“Menino pobre”: Comentário de Fernanda sobre Davi no BBB 24 causa debate sobre racismo

Após novo ataque a Davi, Fernanda é acusada de racismo pela web. O público reage com #FORAFERNANDA no primeiro paredão turbo.

No BBB 24, Fernanda encontrou-se novamente no centro das atenções após falas controversas em relação a Davi, gerando debates acalorados nas redes sociais sobre racismo. Apesar dos esforços para escapar do paredão, Fernanda não conseguiu persuadir o grupo ‘Fadas’ e foi indicada à berlinda ao lado de Giovanna e Beatriz, no que foi o primeiro paredão do ‘modo turbo’ do reality, na última sexta-feira.

Após a votação, em uma conversa com Pitel e Lucas Buda, Fernanda comparou Davi ao personagem Chris da série “Todo mundo odeia o Chris”, sugerindo que ele seria o “menino pobre que entrou na escola” e que não se encaixa no grupo. Esta comparação não foi bem recebida, com muitos apontando racismo em suas palavras, especialmente considerando a descrição de Davi como “pobre”, enquanto outros participantes de origens similares não foram mencionados dessa maneira.

“Todos os Fadas, nasceram Fadas! São pessoas que na escola colariam automaticamente. Parece um filme de High School Musical: O Alegrete é o menino do baseball, ou do futebol americano, com a jaqueta que namora a menina famosinha e tem as patricinhas… A única peça que não encaixa ali é o Davi. Davi é menino pobre que entrou na escola, tipo ‘Todo Mundo Odeia o Chris’, que entrou mas ele foi esperto e conseguiu entrar junto com a galera”, afirmou.

Influenciadores e internautas expressaram descontentamento com a postura de Fernanda, destacando a negatividade e acidez de seus comentários, além de apontarem para um possível racismo estrutural em suas falas. O perfil oficial de Davi no Instagram também se manifestou, repudiando as declarações de Fernanda e reforçando o apoio ao participante com a hashtag #FORAFERNANDA.