Modelos plus size fazem ensaio em protesto contra gordofobia de Betty Faria

Cinco modelos plus size do Projeto Mulheres Reais, que incentiva a autoestima de mulheres fora do padrão estético magro, posaram para um ensaio em protesto contra as declarações da atriz Betty Faria, que manifestou 'repulsa' a mulheres gordas. No Projeto Mulheres Reais, lançado em 2009, em São Paulo, mulheres a partir do manequim 44 participam de desfiles, editoriais de moda, workshops e concursos de beleza.
 
 Adilton Amaral, diretor do projeto, explica as ações. — Não fazemos apologia da obesidade. Apenas queremos mostrar que a beleza e a elegância não são um privilégio apenas das magras.
 
 "Ninguém é obrigado a gostar de gordo. Mas a maneira como ela se expressou foi ofensiva, como se as mulheres gordas fossem inferiores. Não incentivamos ninguém a engordar nem a ser magro a qualquer custo. O que queremos é respeito. Já sofremos muito preconceito no dia a dia", afirma Mônica Casareggio, uma das fotografadas.
 
"Quando Betty foi hostilizada por usar biquíni na praia, nós a apoiamos. Entendemos como é difícil envelhecer no Brasil, onde só os jovens e as pessoas com corpo perfeito são valorizados. Por isso ficamos chateadas com as palavras dela contra as gordinhas", relata Vanessa Pichinin.
 
E fica o recado das plus size para Betty Faria: velha gorda também merece ser feliz