Mulher descobre que mancha na unha era um tipo raro de câncer; entenda

Maria Sylvia, de 26 anos, viralizou no TikTok devido a uma mancha marrom que atravessava a unha do dedão da mão direita. No entanto, apesar de aparentar ser inofensiva, a marca era, na realidade, um melanoma subungueal.

O melanoma de unha, também denominado subungueal, é um tipo raro de câncer e pode ser percebido pelo surgimento de uma listra vertical escura na unha, que tende a crescer com o tempo.

Maria relata que, por ser uma atleta, estava sempre em consultas médicas e fazendo exames físicos. Ela notou a mancha pela primeira vez em 2012, quando ainda era discreta e tinha bordas suaves. Em 2014, um médico percebeu a linha na unha da mulher e pediu que ela procurasse um especialista caso a mancha alterasse de tamanho.

Apesar de não sentir dor e pensar que se tratava de uma verruga, ela foi ao médico por incentivo dos amigos para fazer uma biópsia, procedimento que retira parte da unha para determinar a causa do problema. Só aí é que ela percebeu que aquele traço era, na realidade, um câncer.

Maria relatou que a mancha escura cresceu embaixo da unha, onde estava o tecido cancerígeno. “O melanoma pode permanecer em um estágio chamado in situ, que é como o estágio zero, por até 13 anos”, afirmou.

A mulher foi submetida a uma operação para remover a unha e uma parte do osso. Após realizar diversos exames, foi determinado que não havia mais células cancerígenas naquela área.

Após o susto, Maria recomenda que qualquer pessoa com manchas suspeitas consulte um médico. “Na maioria das vezes, você provavelmente está bem. Este é um câncer muito raro, especialmente para minha a demografia”, diz.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o melanoma de pele é o tipo de câncer de pele mais agressivo, uma vez que há uma grande chance de se espalhar para os tecidos e órgãos próximos. Em 2022, foram documentados 8.980 casos no Brasil.