A Orquestra Agbelas apresenta a segunda Oferenda Musical para Iemanjá, celebrando a rica herança afro-brasileira através de danças e ritmos. Este ano, a orquestra conta com aproximadamente 100 integrantes, majoritariamente mulheres, com idades que vão de 2 a 70 anos e participantes de várias regiões do Brasil, além de músicos do Uruguai, Chile e Canadá.
O evento faz parte da 18ª edição do Festival Somente Flores para Iemanjá, promovido pelo Centro de Tradições Vivas Canzuá. O cortejo inicia no Largo de Santana, no Rio Vermelho, e se dirige à Praia da Paciência, onde a celebração em homenagem à Rainha do Mar se conclui.
Além disso, a Escola Aguidavi do Jêje, situada no Terreiro do Bogum, no Engenho Velho da Federação, terá um momento especial para suas crianças, que se apresentarão sozinhas antes de se juntar à Orquestra. Apoiado pela Lei Paulo Gustavo, o projeto inclui aulas de percussão, confecção de xequerês e criação de figurinos. O repertório artístico incluirá ritmos africanos, como Opanijé, Ijexá e Ilú, bem como referências à ciranda, maracatu e samba.