Neste sábado (31), o Papa Emérito Bento XVI morreu aos 95 anos, após passar por uma piora repentina de saúde nos últimos dias. Recentemente, o Papa Francisco, atual chefe da Igreja Católica, fez diversos pedidos de orações aos fiéis para o seu antecessor.
“É com pesar que informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 no Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano. Mais informações serão fornecidas o mais breve possível”, publicou o perfil de notícias do Vaticano no Twitter.
A saúde do pontífice vinha se debilitando nos últimos anos. O Vaticano havia informado na sexta-feira (30), que sua condição era grave, mas estável, com atenção médica constante.
Nascido Joseph Aloisius Ratzinger, o Papa Emérito renunciou ao cargo em 2013, algo que só havia acontecido há 600 anos. Desde então, o teólogo alemão vivia em um pequeno mosteiro no Vaticano.
Apesar de o gesto mais marcante de seu pontificado ter sido a própria renúncia, os quase oito anos no comando da Igreja Católica também foram caracterizados por textos teológicos de grande amplitude, uma postura conservadora nas questões morais, e escândalos de disputas políticas e vazamentos de documentos do Vaticano, os chamados Vatileaks.
“Houve tempos difíceis, mas sempre Deus me guiou e me ajudou a sair, de modo que eu pudesse continuar o meu caminho”, afirmou Ratzinger no seu aniversário de 90 anos, já aposentado.