Na manhã desta quarta-feira (28), o Vaticano anunciou, que o papa emérito Bento XVI, de 95 anos, teve uma piora súbita de saúde nas últimas horas. O papa Francisco, pediu orações ao ex-líder da Igreja Católica.
“Gostaria de pedir a todos vocês uma oração especial ao papa emérito Bento”, disse Francisco, surpreendendo a todos com o anúncio ao fim de sua audiência geral semanal.
“Lembremo-nos dele. Ele está muito doente, pedindo ao Senhor que o console e sustente neste testemunho de amor pela Igreja até o fim”, continuou Francisco
De acordo com Matteo Bruni, porta-voz do Vaticano, Francisco visitou Bento no monastério Mater Ecclesiae, após a audiência geral.
Em 2013, Bento XVI se tornou o primeiro pontífice a renunciar em quase 600 anos. Desde então, vive uma vida reservada no Vaticano. Em 2020, um jornal alemão revelou que sua saúde era “extremamente frágil” e que sofria com uma infecção no rosto.
De acordo com George Gänswein, um dos assistentes mais próximos do papa emérito, a rotina de Bento XVI nos últimos anos é, basicamente, a de ler e responder às centenas de cartas que recebe de fiéis. Além disso, também dedica uma boa parte do seu tempo à oração.