Papa Francisco contribuiu com uma doação de 100 mil euros para auxiliar o Rio Grande do Sul, estado gravemente afetado por inundações que resultaram em mais de 100 mortes.
A quantia, equivalente a aproximadamente R$ 556 mil, será administrada pela Arquidiocese de Porto Alegre, conforme informado por dom Jaime Spaengler. “Para ajudar no que for possível”, afirmou o arcebispo sobre a utilização do montante destinado ao socorro das vítimas.
O recurso provém da Esmolaria Apostólica, setor do Vaticano responsável por ações de caridade em nome do líder católico. Em solidariedade aos afetados, o Papa Francisco já havia expressado sua preocupação durante a missa do último domingo, dia 5. “Quero assegurar a minha oração pelas populações do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, atingidas por grandes inundações. Que o Senhor acolha os mortos e conforte os familiares e quem teve que abandonar suas casas”, declarou o pontífice.
Segundo dados mais recentes da Defesa Civil, a tragédia impactou quase 1,5 milhão de pessoas em 425 municípios do estado, com 107 fatalidades registradas e 136 pessoas ainda desaparecidas.