Pastor R.R. Soares afirma que ‘água consagrada’ por ele cura Covid-19

Depois do pastor Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial, que prometia uma cura milagrosa do coronavírus através da venda de uma semente por R$ 1.000, outro líder evangélico neopentecostal está anunciando um “milagre” contra a doença

Há mais de uma semana o pastor R.R.Soares está anunciando que fiéis de sua igreja, a Internacional da Graça, estão se curando graças a uma água “consagrada” por ele em ritual.

Além de ser dono da RIT TV (emissora UHF) e da Nossa TV —uma minúscula operadora de TV paga—, R.R. Soares há décadas ocupa a grade de emissoras como a Band e a RedeTV.

Em seus programas o pastor fala das propriedades “milagrosas” de uma oração feita por ele somada à ingestão do copo de água consagrado por ele, enquanto pede doações aos fiéis. Ele já havia “anunciado” em abril uma oração-comando que curaria o coronavírus.

Em vídeo, dois assistentes do missionário anunciam as curas em sequência dos fiéis que “acreditaram” no poder da água benta:

Tenho dois casos. José Vicente, pelo You Tube, Ele conta que o Alex Mesquita do Rio de Janeiro estava internado no Rio há 11 dias e recebeu alta“, proclama uma moça.

E o segundo?“, cobra Soares.

 “É da Mirna Santos, pelo Facebook. A mãe estava com o vírus, ficou 15 dias no respirador e após a oração ficou curada“, segue a assistente.

João Machado, e você tem quantos do Covid?” cobra o líder da igreja.

Tenho seis testemunhos do Covid“, responde.

Primeiro“, ordena Soares.

Primeiro é Sebastião do Rio de Janeiro. Fazia oito dias que a filha dele estava com Covid, mas depois da oração e do copo com água ela está curada“, diz.

E segue: “ Cosilene (sic) do Rio de Janeiro estava internada com Covid mas ela fez a oração e foi curada“.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), ainda não existe nenhuma cura ou vacina que proteja ou cure as pessoas do coronavírus.

Ministério Público

Assim como fez no caso de Valdemiro, o Ministério Público Federal vai investigar o caso e pedir a retirada do ar dos vídeos, que estão nos canais da igreja nas redes sociais.

Os procuradores também podem acusar Soares de estelionato e prática de charlatanismo, entre outras contravenções.

“Não há evidência conhecida de cura da Covid-19 por meio de alguma divindade nem por ingestão ou plantação de feijões mágicos”, disse o MPF para fundamentar sua investigação contra Valdemiro.