A apresentadora Sonia Abrão, comandante do programa “A Tarde é Sua” da RedeTV!, está sendo processada por injúria e difamação pela apresentadora do “Encontro”, da Globo, Patrícia Poeta. Segundo informações divulgadas pelo portal “Notícias da TV”, Poeta alega que Sonia e o colunista Alessandro Lo Bianco realizaram campanha difamatória desde o ano passado, quando ela começou a comandar o programa matinal da Globo.
A ação corre no Tribunal de Justiça de São Paulo e Patrícia Poeta não pede indenização em dinheiro. “Ela [Sonia] praticou alguns crimes, na verdade. A gente pede que ela seja condenada por esses crimes, como injúria e difamação”, afirmou o advogado André Perecmanis.
No início de abril, Patrícia notificou Sonia extrajudicialmente pedindo retratação em até 24 horas. Como o prazo inicial foi ignorado e não houve retratação no ar, a ação criminal foi a saída encontrada. Uma retratação por parte de Sonia e Lo-Bianco não serve mais para acabar com a briga, segundo o advogado.
Em resposta, Sonia afirmou que tem um filho advogado para defendê-la em casos do tipo, mas não citou o nome de Patrícia.
“Falou mal de mim, vou ligar: ‘Filho…’. É aquilo que nós falamos ontem aqui: Jornalista não pode temer processo. Isso não pode fazer calar. A gente tem que ter responsabilidade sobre o que fala. Se o processo vier e você ganhar, ótimo. Se a pessoa perder, ótimo também, e cumpra-se a lei. A gente está do lado da lei”, afirmou.
Segundo o código penal, o crime de injúria pode ser punido de três meses a um ano de prisão em regime semiaberto. No entanto, Sonia e Lo-Bianco não devem ser presas.
“Se for condenada, a pena deve ser revertida para serviços comunitários, como normalmente ocorre nesses casos”, disse Perecmanis.
A equipe jurídica de Patrícia Poeta não está em busca de retratação pública. “Agora, a gente não trabalha com retratação. Pedimos condenação”, afirmou o advogado. Mais de 40 páginas de reportagens com cujo alvo foi Patrícia Poeta foram anexadas à ação. Além disso, a acusação destaca relatos falsos sobre a relação da jornalista com o colega Manoel Soares.
O julgamento ainda não tem data marcada. Enquanto isso, os fãs e espectadores acompanham com curiosidade o desenrolar dessa história que envolve duas apresentadoras de programas populares de televisão.