O Curso Básico de Libras foi ministrado na sede do 20º Batalhão, tendo como instrutora a Srª Raiane Silva de Jesus, Interprete Instrutora de LIBRAS e como Monitor o Sd PM Adailton Soares. A definição de capacitar é tornar o profissional habilitado para desempenhar uma função, isto é, qualificar a pessoa para determinado tipo de trabalho.
A Polícia Militar preocupada com a qualidade dos seus serviços prestados à comunidade vem exigindo cada vez mais profissionais que estejam preparados para se adaptar às diversas situações do dia a dia, e assim, resolve-las de forma eficaz, eficiente e rápida.
Seguindo essa tendência, o Comando do 20º Batalhão de forma pioneira proporcionou aos futuros soldados da PMBA, a capacitação básica para atendimento de parcela da população usuária da Língua Brasileira de Sinais, proporcionando a oportunidade de melhor atender tal população.
O objetivo desse curso foi dotar os futuros policiais militares, pertencentes ao Núcleo de Formação de Soldado, com noções básicas necessárias para que possam a partir de então, desenvolver uma melhor política de inclusão referente ao atendimento a comunidade surda. O estágio foi desenvolvido num período de 7 dias úteis, perfazendo um total de 40 horas/aulas, de segunda a sexta-feira.
Como métodos de ensino, foram utilizadas aulas expositivas com práticas sinalizadas e demonstrações, bem como métodos individualizados além de exposições de vídeos. O estágio capacitou 32 Al Sd PM, 01 Guarda Municipal e 01 pessoa civil.