Paulo Afonso comemora 57 anos com Desfile Cívico, conheça sua história

Com o tema:“Água – Quem tem um pingo de consciência faz a diferença” 27 instituições, entre escolas da Rede Municipal, Estadual e Particular de Ensino, grupamentos militares, bandas marciais, carros alegóricos, moto clubes, grupos e entidades culturais abrilhantaram a festa que contagiou o grande público, proporcionando por mais de duas horas, momentos áureos na data magna da terra da energia.

Sobre o tema do desfile, a secretária Municipal de Educação, professora Selma Carvalho, comentou: “É um importantíssimo tópico a ser explorado no momento em que o Brasil passa por uma crise hídrica preocupante; nosso objetivo é despertar a consciência para que tenhamos um planeta mais sustentável para as futuras gerações”.

O projeto de emancipação política de Paulo Afonso, de autoria do então vereador da cidade de Glória, Abel Barbosa e Silva, foi aprovado na sessão do dia 10 de outubro de 1956 e seguiu para a Assembléia Legislativa da Bahia. Naquela Assembléia, no ano de 1957, foi transformado no Projeto de Lei Nº 910/57, de autoria do deputado estadual Clemens Sampaio, do PTB, o mesmo partido de Abel Barbosa.

Finalmente, em 28 de Julho de 1958, o então governador da Bahia, Antônio Balbino de Carvalho sancionou a Lei Estadual nº 1.012/58, criando oficialmente o município de Paulo Afonso, desmembrando o seu território do município de Glória. Hoje, Paulo Afonso é considerado um dos mais desenvolvidos municípios do Nordeste brasileiro.

Seus principais atrativos turísticos são os Cânions do Rio São Francisco, o complexo hidrelétrico da Chesf, a Serra do Umbuzeiro, o Parque Ecológico Raso da Catarina, a prainha de água doce formada pelo lago da Usina PA IV, igreja de São Francisco, o Parque Belvedere, o Museu Casa de Maria Bonita, além de praças e jardins do centro da cidade.