Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02 de Abril), a ONG SEMEAR (Associação Pauloafonsina de Familiares e Amigos de Autista) realizou uma série de atividades, que incluíram carreatas,passeatas e recreação no Belvedere, em prol da conscientização sobre o autismo em Paulo Afonso.
O autismo é um transtorno de desenvolvimento cognitivo que em geral surge nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social. Trata-se de uma desordem onde uma criança ou um jovem fica impossibilitado de desenvolver relações sociais normais e passa a se comportar de forma compulsiva e ritualista, não desenvolvendo inteligência normal.
Segundo Hêidy Pires, uma das organizadoras do evento e integrante da SEMEAR, as pessoas autistas necessitam de mais ajuda dos órgãos públicos para custear seus tratamentos, para que possam usufruir de uma vida melhor.
"Organizamos passeata, carreata, piquenique e teremos palestras na Uneb tudo pra conscientizar as pessoas sobre o Autismo, e nós precisamos muito do apoio da prefeitura pra nos ajudar com tratamentos pra melhorar o desenvolvimentos cognitivo das crianças e para que possam ter uma vida mais social", disse Hêyde Pires.
A programação da semana do autista se encerra no próximo sábado, 9 de abril, às 8 horas, no auditório da UNEB, onde acontecerá uma palestra que tratará sobre o tema, esclarecendo as dúvidas e ajudando na maior conscientização sobre esse transtorno.
Confira algumas fotos das atividades realizadas na semana do autista: