Com um encontro entre profissionais das secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, a Prefeitura de Paulo Afonso encerrou nesta sexta-feira (5), no Auditório Edison Teixeira, a programação alusiva à Semana de Conscientização do Autismo.
Com o tema “A Importância do Fortalecimento do Trabalho Intersetorial e em Rede no Cuidado ao Autista”, os participantes fizeram um balanço das atividades iniciadas no dia 1º, que contaram com palestras, acolhimento dos pacientes e familiares. O dia 2, instituído o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, foi marcado com uma caminhada pelas ruas da cidade.
O secretário de Saúde, Ivaldo Sales Júnior, parabenizou a equipe do Núcleo Desenvolver pelo trabalho realizado, afirmando a importância deles para que a unidade continue sendo uma referência na cidade e na região. “Eu quero agradecer à equipe do Núcleo Desenvolver, pelo trabalho que têm realizado, contribuindo para que a unidade continue sendo uma referência, não apenas em Paulo Afonso, mas em toda a região. As atividades da Semana do Autismo foram importantes, porque tiveram a participação de várias instituições, o que comprova a preocupação do Governo Municipal com o atendimento às crianças autistas do município e a eficácia do trabalho dos nossos profissionais”, disse o secretário.
A coordenadora do Núcleo Desenvolver, Karla Samara, avalia a Semana do Autismo como positiva. Para ela, o envolvimento de todos os setores possibilita a oferta de um atendimento de qualidade às crianças autistas de Paulo Afonso. “Foi uma semana de intensas atividades e muito gratificante. Foi necessário fazer um chamamento à sociedade para despertar a consciência de que as crianças autistas têm direito de ocupar seus espaços e que as políticas públicas voltadas para elas sejam cumpridas. Nosso objetivo foi alcançado, estreitamos os laços entre os setores, com proposta de ofertar um serviço de qualidade às crianças autistas de Paulo Afonso”, falou a coordenadora.
Para o técnico em informática, Acácio Ferreira, a criação do Núcleo Desenvolver trouxe a felicidade de muitas famílias. Ele é pai de dois meninos autistas e diz que a dedicação dos profissionais do núcleo foi fundamental para que ele aceitasse e aprendesse a conviver com a realidade. “Foi uma semana muito importante para o fortalecimento da nossa luta contra o preconceito, e possibilitou para nós, pais de crianças autistas, um aprendizado acerca do dessa patologia. Eu tenho dois filhos autistas e, quando fiquei sabendo, foi muito difícil aceitar. Mas graças a Deus e aos profissionais do Núcleo Desenvolver, hoje, nós somos uma família feliz. A Prefeitura está de parabéns por ter criado este serviço que tem contribuído para a felicidade de muitas famílias”, concluiu.
O Núcleo Desenvolver, unidade da Secretaria Municipal de Saúde, foi inaugurado em outubro de 2018, atende crianças de 2 a 12 anos com doenças psíquicas, moderadas e severas, que afetam o funcionamento do corpo, da mente e das relações sociais. Atualmente, 470 pacientes estão cadastrados e 350 ativos. Semanalmente são realizados 340 atendimentos, totalizando 1.360
por mês e 16.320 por ano.