Paulo Afonso: Equipe volante da Zoonoses dá continuidade à vacinação antirrábica

Para garantir o maior número de cães e gatos vacinados no município, uma equipe volante da Unidade de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Paulo Afonso estará dando continuidade à campanha da vacinação antirrábica com o rastreamento. Até o momento já foram vacinados aproximadamente 16 mil animais e a meta é atingir 21 mil.

Durante os próximos 15 dias os profissionais percorrerão as ruas da cidade, com um carro de som chamando a atenção da população para imunizar os animais. Com a ação, a Prefeitura pretende evitar a raiva, doença viral e fatal que afeta somente os mamíferos. A transmissão se dá pela saliva do animal infectado por meio de mordidas, arranhões ou lambidas.

 Segundo o Ministério da Saúde, a partir dos anos 90, o índice de contágio da doença despencou graças às campanhas de vacinação e prevenção no Brasil, porém, a contaminação ainda pode acontecer, tanto em humanos quanto em animais.
No último sábado (4), foi realizado o Dia D da vacinação no Bairro Tancredo Neves, fechando o calendário da área rural, centro e bairros. A campanha em Paulo Afonso teve início no dia 3 de julho.

De acordo com a coordenadora da campanha, a médica veterinária Ana Beatriz, os donos dos animais podem ainda entrar em contato com a Zoonoses e solicitar a vacinação que a equipe irá ao local. “O nosso objetivo é vacinar o maior número possível de animais, para que possamos evitar a raiva, que é fatal; por isso é tão importante a vacinação, para que não tenhamos algum caso. Ter animais saudáveis é um dever do dono”, falou.