Às 18h30 desta quarta-feira, 04 de maio, depois de um breve percurso por ruas adjacentes à Av. Getúlio Vargas, com a rocissão da Luz, Pe. Gilmar e Pe. Adriano (paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro) celebraram a primeira noite do novenário de Nossa Senhora de Fátima, cujo tema é: “Salve Rainha, Mãe de Misericórdia”.
Maria no Evangelho é sempre uma manifestação de amor e agradecimento, então ao celebrar a padroeira da Diocese de Paulo Afonso, antes de está no conjunto do catolicismo popular, celebra-se a festa da unidade. Para ficar num exemplo: Nossa Senhora de Fátima é o ponto que liga a comunidade da Sagrada Família, na zona rural de Chorrochó, ao Vaticano através da diocese, nestes 45 anos de sua fundação.
Serão nove noites com a participação das comunidades que formam a paróquia, os convidados dos diversos seguimentos sociais, instituições públicas e a participação intensa dos fiéis. Uma festa para celebrar a família, o amor materno: indissolúvel e perene.
“Mãe pura, como podemos apresentar a nossa humanidade e as nossas atitudes, deixando de lado nossos vícios para termos um comportamento misericordioso?”, questionou Pe. Adriano. “A Igreja, somos nós, olhemos as nossas misérias e apresentemos a Nossa Senhora: “Mãe, tem misericórdia de nós!”.
Pe. Gilmar, por sua vez, agradeceu o empenho dos fiéis, de todos aqueles que trabalham dia e noite para que a novena aconteça. E são muitos, em funções distintas. Vem de dom Guido a seguinte observação:
“Ao final de um novenário, importa menos quantas pessoas participam – embora se fizermos uma festa e poucas pessoas vierem ficaremos tristes – o mais importante é avaliarmos se a pessoa que vem participar muda sua vida, a sua atitude diante das coisas, se evangelizamos, porque o restante é consequência disto”.
Participaram da primeira noite: EJC – Encontro de Jovens com Cristo, EAC – Encontro de Adolescentes com Cristo, a Catequese, e concelebraram os padres Roni e João, as celebrações começam sempre às 19h00. E neste domingo (08), dia das mães, não haverá missas às 17h na catedral, apenas às 7h30 da manhã e a novena à noite.
Padre Roni agradeceu aos noiteiros e avisou que a doação desta quinta-feira será de feijão, ontem foi biscoito. “Nós faremos cestas básicas dos alimentos doados para distribuirmos aos necessitados, e com o que for arrecadado com o bingo de uma moto, a TV e o fogão, iremos custear à festa e dar uma ajuda a Comunidade Nossa Senhora da Conceição onde iremos construir uma capela”, explicou o pároco.
Lembrando que o bingo acontecerá no próximo dia 12 de maio, no penúltimo dia de novena. Apesar da timidez dos pauloafonsinos, que ficam ali apenas observando e comendo nas barraquinhas, não falta música boa para dançar, nesta quarta foi Nego do Acordeom, e todo dia tem uma atração musical.