Depois do Outubro Rosa, que alertou as mulheres sobre como se prevenir contra o câncer de mama, a campanha Novembro Azul 2015 chega com a intenção de dar destaque aos cuidados que o homem deve ter com a próstata, esse pequeno órgão que produz parte do sêmen e está localizada abaixo do abdômen. De acordo com o portal novembroazul.com.br, que traz informações sobre a campanha, com base em informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em cada seis homens, um é portador da doença. Por ano, 69 mil novos casos são diagnosticados, sendo um a cada 7,6 minutos.
Ainda segundo o INCA, o câncer de próstata é considerado uma doença da terceira idade, já que três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Dados do órgão mostram que, em 2013, foram registradas 13.772 mortes causadas pela doença. A estimativa é de que 69 mil novos casos sejam diagnosticados por ano, ou seja, um caso a cada 7,6 minutos.
O toque retal é o exame mais preciso que detecta a presença de alterações na próstata, uma glândula que produz parte do líquido que compõe o esperma. Mas este não é o único recurso. O médico também pode solicitar o PSA, um exame de sangue usado como ferramenta para o diagnóstico da presença de câncer de próstata. O PSA é uma proteína encontrada no sangue e é única ou específica para a próstata. A prevenção deve ser feita a partir dos 40 anos e quando diagnosticada precocemente as chances de cura da doença são de aproximadamente 90%.
Em Paulo Afonso, a Secretaria Municipal de Saúde aderiu à campanha que tem como foco conscientizar os homens para que façam o exame de próstata, principalmente aos 50 anos. Urologistas advertem que a doença, que é a mais frequente entre os homens, não apresenta sintomas na fase inicial. Quando o câncer de próstata começa a mostrar sinais, a doença já está avançada, sendo que mais da metade dos tumores malignos de próstata aparece nos homens acima de 65 anos de idade.
O secretário Municipal de Saúde, Alexei Vinícius, observa que a campanha pretende reverter essa realidade, ao informar os homens sobre como prevenir o câncer e desfazer muitos mitos que povoam a cabeça das pessoas. O secretário disse ainda que detalhes da programação ainda estão sendo acertados e a divulgação será feita nos próximos dias.
Alexei Vinicius adiantou que a próxima sexta-feira (13) será o Dia "D" do Novembro Azul, com a realização simultânea de palestras nas unidades de saúde e solicitação de exame de PSA em parceria com o LACEN.