A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) antecipou a formatura da Primeira turma de medicina do campus de Paulo Afonso, no norte da Bahia.
A colação de grau dos 23 estudantes do curso foi oficializada em solenidade por videoconferência na quinta-feira (30). A cerimônia à distância ocorre como medida para evitar a disseminação do coronavírus.
A iniciativa é parte das estratégias adotadas pela universidade para o enfrentamento à pandemia da Covid-19, e respaldada em ato do Ministério da Educação (MEC), que autoriza a outorga, desde que cumprido o percentual mínimo de 75% da carga horária do estágio obrigatório, o internato médico.
De acordo com a universidade, os estudantes que decidiram conjuntamente com a Pró-reitoria de Ensino (Proen) e a coordenação do respectivo colegiado acadêmico pela antecipação da graduação em aproximadamente um semestre.
As aulas na Univasf estão suspensas desde 16 de março deste ano, por causa da pandemia. Além disso, também foram interrompidos o calendário acadêmico 2020, realização de eventos e atividades acadêmicas presenciais, inclusive cerimônias de colação de grau.