‘Perfeito’, ‘atual’, ‘nada a ver’, ‘complicado’: candidatos se dividem sobre tema da redação do Enem em Salvador

Estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Salvador, neste domingo (4), dividiram opiniões sobre o tema da redação deste ano, que foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.

A prova apresentou quatro textos motivadores: três trechos de reportagens e um gráfico com dados. Alguns candidatos ouvidos pelo G1 capital baiana acharam o assunto atual e de fácil desenvolvimento, mas outros disseram ter encontrado dificuldade na construção do texto.

Entre os que comemoraram pelo tema, está Iolanda dos Santos, de 29 anos. Ela foi a primeira a sair da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba), às 14h30. Ao G1, a candidata contou que se surpreendeu com a desenvoltura na redação.

“Achava que a parte difícil seria a redação, mas foram as questões. Achei o tema fácil de argumentar. Gostei muito. É um tema muito atual, ainda mais com a quantidade de fake news que circulou nas eleições. A internet é um meio muito forte, influente”, disse Iolanda.

Enem 2018, domingo (4), Salvador (BA). Iolanda dos Santos, de 29 anos, foi a primeira candidata a deixar um dos locais de prova em Salvador — Foto: Alan Oliveira/ G1 Enem 2018, domingo (4), Salvador (BA). Iolanda dos Santos, de 29 anos, foi a primeira candidata a deixar um dos locais de prova em Salvador Enem 2018, domingo (4), Salvador (BA). Iolanda dos Santos, de 29 anos, foi a primeira candidata a deixar um dos locais de prova em Salvador.

Outro que disse ter se saído bem foi o estudante José Neto, de 27 anos. Ele contou que o tema tinha muita relação com o que é discutivo no curso que ele faz atualmente — engenharia da computação. Ele contou que fez a prova apenas para testar os conhecimentos.

“Foi perfeito para mim. Tem tudo a ver com meu curso e está na atualidade. Um tema muito importante”, contou.

O estudante de jornalismo Dener Gonçalves, de 24 anos, também aprovou o tema. Contou que acredita que foi bem por ter familiaridade com o assunto.

“Achei fácil por sempre ler sobre isso. Contribuiu estar antenado. Achei atual, até porque a gente está em uma nova era, onde as pessoas se comunicam mais através das redes sociais”, falou.

A estudante Bárbara Santana, de 16 anos, contou que encontrou dificuldade para produzir o texto, pois o tema, segundo ela, é muito abrangente.

“Foi um tema fácil, mas difícil de expressar. As pessoas foram mais no fake news, mas não era só isso. Tinha muito mais o que falar”, disse.

A estudante Islane Dias, de 23 anos, disse que considera o tema muito atual e também abrangente e acredita que muita gente pode se perder com um texto longo, pois o tema possibilita várias linhas de raciocínio.

“É diferente, mas achei interessante, atual. A tecnologia está muito presente. Mas você não pode se abranger na produção, porque o texto fica longo”, contou.

Para o estudante Paulo Henrique, de 19 anos, a redação foi péssima. O candidato contou que acredita ter tirado uma pontuação ruim.

“Acho que fui péssimo na redação. Achei o tema difícil e meio nada a ver. Não gostei do tema. O bom foram as outras provas. Pelo que estudei, foram provas razoáveis”, disse.

Na Bahia, 398.490 mil pessoas se inscreveram para o Enem, neste ano. Como o estado não tem horário de verão, os portões foram fechados às 12h (horário local). O exame começou às 12h30 e foi encerrado às 17h30.

Neste domingo, foram aplicadas as provas de ciências humanas, linguagens e códigos e redação. No próximo domingo, 11 de outubro, serão feitas as provas de matemática e ciências da natureza.