Começou no dia 2 e termina no dia 6 de março o Projeto “Colorindo Paulo Afonso, Pintando Cidadania”. O objetivo, segundo os organizadores, é realizar oficina de iniciação à arte do grafite, com jovens e adultos desenhistas pauloafonsinos, cuja finalidade é formar um núcleo de produção dessa arte na cidade. A equipe ressalta que o projeto é uma iniciativa dos artistas locais, com apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, por meio das secretarias de Cultura e Esporte e de Desenvolvimento Social.
O projeto também pretende mostrar a arte do grafite como uma nova forma de ver e se relacionar com o mundo, por meio da comunicação visual; estimular a criatividade e tornando-se assim sensível a problemas e buscar soluções inovadoras para o dia a dia; resinificar a paisagem urbana, usando desenhos temáticos de pontos turísticos da cidade, estabelecendo uma nova relação da cidade e seus cidadãos; promover aumento da autoconfiança do participante, para a criação de desenhos que expressem sua identidade; sensibilizar o público para consumir arte como opção de lazer e entretenimento em contraponto com a cultura de massa.
Por se tratar de uma linguagem muito jovem e urbana, a arte do grafite se faz uma poderosa ferramenta de resgate social, trazendo principalmente os adolescentes como seus interlocutores.
É acreditando nesse potencial transformador que a seleção dos participantes prioriza jovens que tenham contato com a arte do desenho, bem como com a cultura Hip Hop e articuladores culturais. Este trabalho visa a um maior aproveitamento do conteúdo disponibilizado para assim formar um núcleo artístico da categoria.
O projeto pretende ainda difundir e divulgar a arte do grafite em diversos pontos de grande circulação da cidade, onde serão feitas as intervenções e pinturas (previamente autorizadas). A escolha do tema a ser desenhado (pontos turísticos, históricos e naturais da cidade) é estratégia para aumentar a popularização do projeto, até para olhares mais conservadores.
As artes serão feitas também em peças de madeira e móveis, podendo ser levadas para qualquer lugar, aumentando ainda mais o acesso aos frutos do projeto.
Como mostra do resultado da oficina acontecerá um evento de encerramento que trará as principais obras desse processo criativo e contará também com apresentações de artistas do Hip Hop da cidade.
O encerramento acontecerá no dia 8 de março (domingo), a partir das 19h, na Praça Abel Barbosa, quando será apresentada uma exposição coletiva, em peças de madeira.
Fonte: ASCOM / PMPA