A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) lança projeto de extensão para auxiliar a população idosa de Paulo Afonso no uso de computadores e celulares digitais, com abordagem de suas funções, bem como a utilização de redes sociais e aplicativos mais conhecidos. O projeto, intitulado TEC-IDOSO, inclui ainda a identificação de notícias inverídicas, as chamadas fakenews, e ensina como o idoso pode se proteger de possíveis golpes praticados com o uso de dados.
Uma parceira firmada entre a Univasf e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), possibilitou a inclusão de idosos que fazem parte dos grupos de convivência dos centros de referências de assistência social, os CRAS. As inscrições dos futuros alunos, escolhidos pela Sedes, ocorrerá nessa quarta-feira, 31 de julho, às 8h, no Auditório Edison Teixeira.
Sob a coordenação da professora Marina Ferraz, graduada em biomedicina, e com o apoio da geriatra Andreia Moura e discentes e docentes do curso de medicina, as aulas de informática para homens e mulheres a partir dos 60 anos serão ministradas no campus da Univasf. A instituição conta com um laboratório de informática para as aulas práticas e dois auditórios para aulas teóricas, utilizando a tecnologia como ferramenta de inclusão digital e apoio psicossocial ao idoso.
De acordo com a equipe, na primeira reunião, a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira, entendeu a importância do projeto, o que possibilitou a parceria entre o governo municipal e a Univasf para que os idosos atendidos pela rede socioassistencial do município participem do projeto.
A equipe idealizadora justifica que a utilização da tecnologia como ferramenta de inclusão digital e apoio psicossocial ao idoso, parte do princípio de que uma das principais doenças da terceira idade é a depressão. A patologia é causada principalmente em decorrência do isolamento e do abandono. A utilização de ferramentas tecnológicas vem trazendo benefícios aos idosos, estimulando o cérebro a interagir com os acontecimentos do mundo para se libertar do sentimento de solidão.