Três semanas após receber alta hospitalar, a cantora Preta Gil continua a lutar contra o câncer de intestino que descobriu em janeiro deste ano. A filha de Gilberto Gil passou por diversas etapas de tratamento, incluindo uma cirurgia de 14 horas para remoção do tumor e sessões de quimioterapia. Agora, em fase de remissão completa do adenocarcinoma, Preta segue rigoroso acompanhamento médico em casa e prepara-se para uma nova cirurgia.
Fonoaudiologia e estado de saúde
Logo após sair do hospital, Preta Gil se submeteu a sessões de fonoaudiologia. Ela compartilhou um vídeo em suas redes sociais praticando exercícios vocais com a especialista Thays Vaiano, que também atende outras celebridades como Ludmilla e Pabllo Vittar.
Visitas semanais ao hospital
Preta realiza consultas duas vezes por semana no Hospital Sírio-Libanês, envolvendo diferentes especialistas como oncologistas e fisioterapeutas. “Toda semana faço fisioterapia pélvica, faço exames de sangue e de toque com o meu cirurgião”, detalhou a cantora.
Tratamento em casa
Um dos pilares do tratamento domiciliar de Preta é a fisioterapia pélvica. “Para a gente fortalecer nosso assoalho pélvico, que inclui o ischium [osso do quadril], inclui a bexiga. Isso é muito importante, não só para quem está recém operada, como eu, mas para qualquer mulher”, explicou.
Preparação para segunda cirurgia
Em conversa com a fisioterapeuta Cláudia de Almeida, Preta revelou que se submeterá a uma nova cirurgia para reverter o trânsito intestinal. “Esse trabalho que estamos fazendo será fundamental para o meu pós-operatório”, disse a cantora.
Retorno à quimioterapia oral
Nesta sexta-feira, 29 de setembro, Preta Gil anunciou que retomou a quimioterapia oral, que deve durar mais três meses. Apesar dos efeitos colaterais mínimos até agora, a cantora ressaltou a importância do tratamento em sua recuperação.