Procissão fluvial marca Dia de São Francisco, padroeiro de Paulo Afonso

Fiéis de Paulo Afonso acompanharam a procissão fluvial, nas águas do Velho Chico, evento que comemora o dia do padroeiro de Paulo Afonso, São Francisco de Assis. O prefeito Luiz de Deus esteve no local da saída da imagem, no Bairro BNH.

“O dia de São Francisco é de gratidão por esse manancial que temos ao redor. Todo nosso desenvolvimento veio através das águas e nada mais justo do que estarmos aqui para agradecer”, diz o prefeito Luiz de Deus.

Várias embarcações acompanharam o cortejo que percorreu as águas do rio, até o canal da PA IV, na prainha do Candeeiro. A banda marcial do Colégio Montessori esteve presente no evento e embalou o público com canções do padroeiro. O grupo Carranca Boat também participou da procissão fluvial em alusão ao Dia de São Francisco de Assis.

História de São Francisco

São Francisco de Assis nasceu em Assis, Itália, em 1182. Era filho de Pedro Bernardone, um rico comerciante, e Pia, de família nobre da Provença.  Na juventude, Francisco era muito rico e esbanjava dinheiro com ostentações. Porém, os negócios de seu pai não lhe despertaram interesse, muito menos os estudos. O que ele queria mesmo era se divertir. Porém, São Boaventura, seu contemporâneo, escreveu sobre ele: “Mas, com o auxílio divino, jamais se deixou levar pelo ardor das paixões que dominavam os jovens de sua companhia”.

Na juventude de Francisco, por volta de seus vinte anos, uma guerra começou entre as cidades italianas chamadas Perugia e Assis. Ele queria combater em Espoleto, entre Assis e Roma, mas caiu enfermo. Durante a doença, Francisco ouviu uma voz sobrenatural. Esta lhe pedia para ele “servir ao amor e ao Servo”.