Projeto Ecotilapia inicia em Paulo Afonso no CRAS Barroca; Fotos

No último dia 28 de Março teve início a 5ª Oficina do Projeto Ecotilapia conduzido pela artesã Regina Soares no CRAS Barroca, as oficinas tem a proposta de ensinar de maneira correta todo o  processo do curtimento do couro do peixe que é bem comum em nossa região (tilápia) e depois transforma – lo em artesanato e assim, gerando um  trabalho e renda para os participantes.

A artesã se aperfeiçoou na técnica de curtimento desse couro e tem feito artigos artesanais, objetos de decoração, vestimenta, brindes, bolsas, bijuterias, carteiras, agendas, e difundindo a cultura da “ECOTILÁPIA”, que traz, acima de tudo, uma preocupação com o Meio Ambiente, de modo a oferecer uma alternativa lucrativa para reaproveitamento desse couro do peixe. Além disso, há também o uso de escamas e espinhas do próprio peixe para confecção de objetos decorativos.

Para a abertura da 5ª Oficina Regina Soares contou com a presença de Rubinho Lima, representante Territorial de Cultura – SECULT e Clícia Nascimento – Assessoria de Comunicação Acerte Paulo Afonso e representante do CRAS Barroca, Aninha – Assistente Social.

As oficinas estão sendo realizadas nas terças e quintas no CRAS Barroca e conta com mais de 30 alunos que receberam todo o material de insumos e material de proteção como, luvas, mascaras e aventais tem o acompanhamento direto da artesã Regina Soares e material impresso em apostila ensinando passo a passo do processo de curtimento do couro.

 Após a oficina será realizada uma grande feira cultural com a artesã e as alunas no município de Paulo Afonso, que contará com apresentações musicais de artistas da terra, feria de artesanato, gastronomia e outros.