Durante a festa momesca, muitas mulheres passaram a questionar se os comportamentos de controle exibidos pelos parceiros seriam uma forma de proteção ou uma atitude de possessividade. Com flertes intensos e abordagens inesperadas, essa discussão evidenciou a necessidade de refletir sobre os limites entre cuidado e abuso emocional.
Segundo a terapeuta e advogada especialista em gênero, Mayra Cardozo, o ciúme pode ser utilizado para isolar e deixar a vítima insegura. Em entrevista ao site Metrópoles, Cardozo relatou casos em que, durante um bloco de rua, parceiros enviavam mensagens constantes perguntando sobre o paradeiro e as atividades, chegando até a aparecer sem aviso prévio, sob o argumento de apenas querer garantir o bem-estar de quem amam.
Observar atentamente os comportamentos do parceiro é fundamental para diferenciar uma preocupação legítima de atitudes de controle abusivo. O alerta da especialista reforça que o monitoramento intenso, inclusive o controle dos contatos, pode representar uma forma de possessividade que fere a autonomia e o respeito na relação.