Na última sexta-feira (6), Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), anunciou que pulseirinhas de identificação serão distribuídas neste verão em praias de Salvador. Para conseguirem promover a medida, os agentes estarão em pontos estratégicos.
A pulseira, devido ao tipo de material, pode ser usada diversas vezes. Ademais, o órgão distribuirá os itens em postos localizados em áreas onde ocorrências de crianças perdidas são mais frequentes. O primeiro teste do programa ocorreu na semana passada, em uma praia de Piatã.
Kailani Dantas, coordenador da Salvamar, enfatizou que, além das pulseiras, é indispensável tomar outras precauções com as crianças na praia.
“Água no umbigo é sinal de perigo, se a água passar deste nível, não se arrisque, preserve a sua vida. E ao entrar numa corrente de retorno, uma das dicas é nadar paralelo à praia até que saia da corrente e nunca contra a correnteza, pois certamente você irá cansar e consequentemente se afogar”.
É preciso ter cuidado também com o consumo de álcool por parte dos adultos. Isso porque a substância no sangue pode dar a falsa impressão de condições físicas boas para enfrentar as ondas e correntezas, fato que pode ser arriscado.