Racismo na web; público ataca escolha de atriz negra para viver ‘A Pequena Sereia’

Halle Bailey, da dupla Chloe x Halle, foi a escolhida para interpretar Ariel, a protagonista da versão live-action de “A Pequena Sereia”. A decisão pode ter agradado muita gente, mas também incomodou outros vários fãs da Disney que inundaram as redes sociais com comentários racistas após o anúncio de Halle no papel.

“Desculpem, mas isso não faz sentido. A personagem é branca e ruiva, nada contra pessoas negras, mas seria o mesmo que contratar uma branca para interpretar Moana”, reclamou um usuário do Twitter. “A história se passa na Dinamarca, então justifica-se que Ariel seja branca e ruiva, não entendo por que você precisa mudar sua aparência”, disparou outro.

“A Ariel que conquistou o coração de milhões de crianças em todo o mundo era branca e ruiva. Eles esperariam que ela parecesse a mesma no filme live-action. Só não entendo a decisão da escalação aqui”, disse mais um. “Você não pode colocar brancos em nenhum outro filme, mas mudar brancos para negros está tudo bem”, reclamou uma última.

Depois dos xingamentos, outros internautas fizeram questão de demonstrar apoio a decisão da Disney, pontuando o racismo nas críticas ao filme. “O racismo de vocês se destacou quando Halle Bailey foi escalada como Ariel. Sereias são criaturas míticas. Quem te disse que elas eram apenas brancas?”, sugeriu um. “Ariel é um peixe! Ela não precisa ser branca!”, desabafou outra.

Halle, de apenas 19 anos, festejou a decisão da Disney com um tuíte de uma ilustração de Ariel com características físicas negras. “Sonhos podem se tornar realidade”, festejou a atriz e cantora.