O novo especial de Natal do Porta dos Fundos movimentou a comunidade religiosa, que criou um abaixo-assinado contra a exibição do filme pela Netflix.
A petição, direcionado ao serviço de streaming, ao grupo humorístico e ao Poder Legislativo, já reúne mais de 335 mil assinaturas.
O motivo da ira dos religiosos é a temática do filme, intitulado ‘Especial de Natal Porta dos Fundos 2019: A Primeira Tentação de Cristo’, que sugere que Jesus poderia estar em um relacionamento com outro homem.
Gregório Duvivier, Fábio Porchat, João Vicente de Castro, Antonio Tabet, Thati Lopes e Rafael Portugal são alguns dos humoristas do Porta dos Fundos.
O deputado federal Marco Feliciano foi um dos religiosos que se pronunciaram sobre o assunto. O pastor tem um processo arquivado pela Justiça contra o grupo de humor de Fábio Porchat. “Cristãos e não cristãos me cobram atuação contra os irresponsáveis do Porta dos Fundos. Em anos anteriores já os processei, mas a “Justiça” diz q é liberdade de expressão”, disse.
Em contato com o jornal Estadão, a Netflix afirmou que acredita e apoia a liberdade criativa dos artistas com quem trabalha. “Valoriza e aprova a liberdade criativa dos artistas com quem trabalha, e reconhece também que nem todas as pessoas vão gostar desse conteúdo. Daí a liberdade de escolha oferecida pela empresa, em seu cardápio variado de opções, que inclui, por exemplo, novelas bíblicas”.
No fim do ano o Porta dos Fundos foi premiado com um Emmy Internacional pelo especial de 2018.