O samba-reggae pode virar Patrimônio Imaterial de Salvador! A iniciativa, que busca valorizar e preservar esse ritmo tão importante para a cultura baiana, está ganhando força na Câmara Municipal.
O projeto, proposto pelo vereador Silvio Humberto, tem como objetivo garantir que o samba-reggae seja reconhecido e protegido pelas autoridades. Para quem vive e respira essa cultura, a notícia traz uma grande esperança.
Tonho Matéria, cantor, compositor e um dos grandes nomes do samba-reggae, celebrou a iniciativa. Ele ressaltou a importância de marcar o estilo como genuinamente soteropolitano e garantir sua preservação para as futuras gerações. “É um presente para a cultura percussiva da Bahia”, afirmou o artista.
O músico também lembrou que o samba-reggae movimenta uma cadeia produtiva enorme e precisa ser fortalecido. Ele ainda destacou a importância de Neguinho do Samba e Mestre Jackson na criação e disseminação do ritmo.
Para Tonho Matéria, o título de Patrimônio Imaterial é um passo importante para concretizar o reconhecimento do samba-reggae. Ele lembra que o ritmo já é celebrado localmente no dia 31 de outubro, data da morte de Neguinho do Samba, que virou o Dia do Samba-reggae em Salvador.
O artista também alertou para a necessidade de oficializar a origem do samba-reggae. “Se a gente não fizer isso, daqui a pouco, pessoas vêm, pegam, levam para outros lugares”, disse, preocupado com a apropriação cultural.
Tonho Matéria sugeriu que Salvador, já reconhecida pela Unesco como “Cidade da Música”, poderia homenagear Neguinho do Samba com um busto e dar mais apoio aos blocos afro e bandas percussivas da Bahia. Ele enfatizou o impacto do ritmo criado por Neguinho do Samba, que “mexeu com o coração do mundo”.
Caso o projeto seja aprovado, o samba-reggae, como Patrimônio Imaterial de Salvador, terá:
- A salvaguarda do patrimônio;
- O respeito ao patrimônio cultural imaterial das comunidades, grupos e indivíduos envolvidos;
- A conscientização da importância do patrimônio cultural imaterial;
- A cooperação e a assistência internacionais.