Os ovos de Páscoa estão tão caros em lojas e supermercados por aí que cibercriminosos estão aproveitando para fazer vítimas no WhatsApp. A PSafe, empresa especializada em segurança digital, afirma que seu laboratório DFNDR Lab impediu o acesso de mais de 300 mil usuários à promoção falsa apenas nas últimas 24 horas.
A ação da vez de criminosos promete vouchers de até R$ 800 para compra de chocolates durante o período festivo. O acesso das centenas de milhares de usuários à oferta falsa enviada na forma de link foi bloqueado pelo antivírus da empresa DFNDR Security.
Com a intenção de convencer a vítima, o golpe envolve perguntas como "qual presente é comum receber na Páscoa?", "o coelho da Páscoa simboliza o quê?" e "que país festeja a Páscoa com as pessoas fazendo guerra de ovos, em vez de comer os de chocolate?".
Ao responder as perguntas e aceitar o suposto voucher, o usuário estará autorizando o recebimento de notificações de hackers no seu celular. Futuramente, a vítima poderá estar incluída em um serviço pago de SMS ou tendo seu cartão de crédito usado por criminosos.
A PSafe ainda alerta para golpes sendo aplicados no Facebook com a mesma intenção. Na rede social, são páginas falsas que imitam lojas varejistas famosas e oferecem promoções mentirosas para enganar consumidores.