Semana começa com alertas para chuvas fortes e risco de alagamento no país

Chuvas intensas devem marcar este início de semana em diversos estados do Brasil. Áreas de instabilidade permanecem ativas no Norte, Centro-Oeste e Nordeste do país. Além disso, uma circulação de ventos reforça a nebulosidade sobre São Paulo e Minas Gerais, gerando alerta laranja e amarelo também para a região Sudeste.

Temporais poderão ser registrados no centro-leste de São Paulo, além da Região Metropolitana. O sul de Minas Gerais, o sudeste e o sul de Goiás também poderão sofrer com intensas chuvas hoje. Além desta região, Maranhão, Piauí, Ceará e todo o Norte do Brasil também está com risco elevado de temporais para o início desta semana.

Chuvas causam estragos e rio transborda na cidade de Sorocaba (SP); veja

Em São Paulo, um sistema de baixa pressão atmosférica próximo à costa do estado vai influenciar na formação de nuvens carregadas. Além disso, a região centro-leste fica em estado de alerta para o risco de temporais.

A Climatempo ainda anunciou o risco de alagamentos, deslizamentos de terra e enchentes de córregos e rios hoje, devido à intensidade das chuvas no estado.

As mudanças vão ajudar a diminuir as temperaturas, inclusive na capital. A máxima deve ficar em torno de 26ºC e 27°C na capital, até quinta-feira (17), em um sobe e desce nos termômetros neste fim de verão.

O Rio de Janeiro também será afetado por intensas chuvas no início desta semana, no entanto, o calorão persiste na capital. As temperaturas devem superar 29ºC, segundo a Climatempo. A chuva deve se concentrar durante a tarde sobre o Rio de Janeiro, a Região Serrana e o litoral. No estado, também há um alerta para alagamentos, especialmente amanhã, quando mais nuvens se formam e a chuva persiste em vários momentos sobre o centro-sul do estado.

Alertas

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de Perigo para as regiões citadas. A zona liga parte do Sudeste com o Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país. Segundo publicação, as chuvas devem ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de registros de ventos intensos de 60km/h a 100 km/h. Ainda, de acordo com a publicação, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

As regiões de Campo Grande, Brasília, Palmas, Florianópolis e Porto Alegre podem enfrentar chuvas moderadas, assim como Belo Horizonte, litoral da Bahia, além do interior de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte. No entanto, não há previsão para volumes muito expressivos.