Simaria Mendes, nascida em Uibaí, a 536 km de Salvador, celebrou neste domingo (23) seus 42 anos. Apesar da comemoração, a cantora está afastada dos palcos e não tem lançado novas músicas. Conhecida por um extenso repertório de sucessos tanto da época do Forró do Muído quanto da parceria com sua irmã, Simone Mendes, Simaria revelou detalhes sobre seu processo criativo em uma entrevista a Leo Dias em junho de 2022.
Simaria explicou que todas as músicas que compôs ou escolheu para interpretar foram significativas para ela. “Hoje eu entendi que todas as letras foram para mim, até as que eu não escrevi, porque as que eu não escrevi eu escutei e disse ‘isso vai ser sucesso’, ‘isso vai ser sucesso'”, disse a cantora.
Recentemente, a canção “São Amores”, escrita por Simaria, foi regravada por Pabllo Vittar no álbum “Batidão Tropical Volume 2”, ganhando nova popularidade nas redes sociais. O público tem redescoberto as canções de Simaria através dessas novas interpretações.
Simaria também compartilhou seu método peculiar de criação musical, que não envolve o uso de instrumentos. Em vez disso, ela cria melodias e ritmos usando sons feitos com a boca, que depois são traduzidos em música por sua banda. “Pego minha banda todinha, os meninos, sento do lado do teclado e faço ‘faz esse som aqui’, eu faço com a boca, eu não sei tocar, e eles traduzem tudo para os instrumentos […] Até a frase final, tudo que tem na música […] Não fui eu que escolhi a música, foi a música que me escolheu”, revelou.