De acordo com informações do Secretario de Turismo do município de Paulo Afonso Marlos Guerra a uma emissora de rádio local, a entrada dos táxis no Complexo de Usinas da Chesf com turistas tem que estar acompanhado de um guia de turismo.
“O taxista pode entrar no complexo hidrelétrico para conduzir o turista porem o mesmo tem que está acompanhado de um guia, porque tem área dentro do complexo que eles necessitam de orientação e não é todo lugar que ele pode parar. Os guias de turismo tiveram curso e treinamentos, foram mais de 800 horas, por isso que a Chesf não deixa o turista entrar sozinho. Trabalhamos de acordo com as normas da Chesf até porque ela é uma empresa privada e publica, ela segue o regulamento da Eletrobrás que diz; para entrar turistas dentro do complexo tem que ser através de guia de turismo”. Esclarece o secretário Marlos Guerra.
Com relação à capacitação dos taxistas Marlos Guerra informa que há dois anos foi solicitado ao IFBA o curso de guia de turismo; “são 40 vagas, dentro delas vamos inserir as vagas para os taxistas, pois eles são fundamentais na atividade turística, que muitas vezes quando o turista chega na cidade o primeiro contato que ele tem é com os taxistas e se ele está qualificado fala bem da cidade e conhece os atrativos, o turista fica satisfeito.
A categoria dos taxistas pode ficar tranquila que quando nós tivermos a confirmação do curso que já está na Reitoria do IFBA aguardando a aprovação, vamos chamar a categoria e cadastrá-los para fazer o curso de guia, para que eles possam entrar normalmente no complexo Hidrelétrico com turistas, de acordo com as normas da Chesf”.
Fonte: Paulo Afonso Notícias