Teatro português fará apresentações em Paulo Afonso, nesta sexta (16)

No dia 16 de setembro, sexta-feira, Paulo Afonso recebe o espectáculo "No Limite da Dor" da companhia de teatro portuguesa Lendias d'Encantar. A companhia do sul de Portugal percorre uma digressão pelo território brasileiro de norte a sul, tendo dado início em 20 de Agosto e extendendo-se até ao início de Outubro com 15 atuações agendadas em Teresina, Belo Horizonte, Santa Maria, São José dos Campos, Paulo Afonso, São Paulo e Rio de Janeiro. Depois de excelentes recepções e críticas às apresentações no Festluso – Festival de Teatro Lusófono no estado de Piauí, no Encontro Latinoamericano de Teatro de Grupo em Belo Horizonte, e no Festivale em São José dos Campos, a companhia dirige-se agora até Paulo Afonso onde realiza duas apresentações.

Sinopse

“No Limite da Dor” é uma peça que traz aos espectadores de hoje a experiência vivida por muitos portugueses, levando a cena quatro testemunhos verídicos de presos políticos torturados às mãos da PIDE – Polícia Internacional e de Defesa do Estado durante os tempos da ditadura portuguesa. A companhia propõe, assim, a oportunidade a um público de todas as idades de refletir sobre os valores humanos e sobre a herança de um passado não tão longínquo para o povo português.

Foi concebida a partir de um programa de rádio da Antena 1 em que eram apresentadas entrevistas a uma série de ex-presos políticos, dando também origem ao livro “No Limite da Dor” da autoria de Ana Aranha e Carlos Ademar, onde as mesmas se encontram compiladas. O espectáculo é resultado de uma co-produção entre Portugal e Cuba, com encenação do cubano Julio Cesar Ramirez e interpretação de Ana Ademar e António Revez.