‘Tiro no pé a TV Globo ter tirado programa do ar’, diz Domingos Meirelles sobre Linha Direta

A geração que cresceu assistindo ao programa Linha Direta, da Rede Globo, não esquece do suspense que passava com as simulações de crimes não resolvidos.

Parte do clima era causado pela narração do seu apresentador, na época o jornalista Domingos Meirelles. "Aquele programa foi muito mal entendido pela crítica e pelo mundo acadêmico", desabafou Meirelles, em entrevista ao Bahia Notícias na véspera do Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril.

Uma das críticas era o uso da dramaturgia para contar histórias reais, ao que o jornalista rebateu com a segurança de 50 anos de experiência na imprensa brasileira. "Foi um tiro no pé a TV Globo ter tirado esse programa do ar. (…) Acho que tirou um pouco diante da campanha que foi feita pela Folha de S.Paulo contra o programa.

Críticos, professores, até, não conheciam o programa, não sabiam a mecânica, como a coisa funcionava", protestou o jornalista. Ao longo dos 30 minutos de conversa, Domingos Meirelles, hoje presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e apresentador do Repórter Record Investigação, critica o modo como é feito o jornalismo digital e defende a cobertura da imprensa em casos de repercussão, como a Operação Lava Jato.